Notícias

TV ITALIANA: Estreia de programa do escritor Roberto Saviano foi vista por 7,6 milhões de italianos

Juntar o cômico italiano Roberto Benigni com o escritor perseguido pela mafia Roberto Saviano parece ser a receita mágica para garantir um sucesso de audiência. Saviano aproveitou mesmo o programa para interpelar o chefe da Camorra.

 

Foi o que aconteceu na RAI 3, um dos canais públicos da televisão italiana, na estreia de Saviano como apresentador do programa Vieni via con me. O programa foi visto por 7,6 milhões de espectadores. 

Benigni fez “meia hora grátis de sátira feroz sobre [o primeiro-ministro] Sílvio Berlusconi”. Um dos momentos mais fortes da noite teria sido quando Begnini usou as câmaras para se dirigir diretamente a Francesco Schiavone, conhecido como Sandokan, chefe da Camorra, a organização que mantém Saviano sob ameaça de morte, e fazer-lhe um aviso: “Quando um homem com uma pistola encontra um homem com uma caneta, o que leva a pistola é um homem morto.”

O programa, conduzido pelo apresentador televisivo Fábio Fazio e por Saviano, teve 25,4 por cento de share de audiência, tornando-se o mais visto da RAI 3 nos últimos dez anos. Saviano, de 30 anos, que se tornou célebre com o livro "Gomorra" (mais tarde adaptado ao cinema), e que desde então vive sob a ameaça de morte da mafia, afirmou que “a democracia italiana está em perigo”.

Os dois apresentadores tinham acusado a RAI de estar a colocar entraves ao programa e a direcção da televisão defendeu-se argumentando que Begnini e o maestro Claudio Abbado, o outro convidado do programa, tinham pedido demasiado dinheiro para participar. Perante esta resposta ambos decidiram prescindir de qualquer pagamento.

A presença de Abbado, serviu para falar dos cortes feitos pelo Governo de Berlusconi ao sector cultural. Em pano de fundo, o programa apresentava uma imagem das ruínas de Pompeia, onde este fim-de-semana uma antiga casa usada pelos gladiadores sofreu uma derrocada, num acidente que o Presidente Giorgio Napolitano considerou “uma desgraça para a Itália” e que fez surgir a ideia de privatizar as famosas ruínas vulcânicas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios