Notícias

UE pedirá explicações à itália por repatriação de imigrantes

A Comissão da União Europeia pedirá esclarecimentos às autoridades de Itália e Malta sobre a embarcação que levava 75 imigrantes no último domingo, que foi interceptada nas costas da Sicília e reenviada à Líbia.

 

A repatriação à Líbia é realizada pela Itália desde o último ano, quando os dois países firmaram um tratado de cooperação. Em troca de ajuda financeira, o governo líbio se comprometeu a repatriar imigrantes clandestinos.

 

Segundo anunciou Dennis Abbott, um dos porta-vozes do Executivo da UE, este pedido não significa que o bloco está "acusando" seus estados-membros, mas que está analisando o problema.

 

"Todo ser humano tem o direito de pedir proteção internacional ou o status de refugiado", disse Abbott sobre a necessidade de se distribuir entre os membros do bloco europeu o peso da administração e o aumento da cooperação entre as nações.

 

Nesse sentido, na próxima quarta-feira, o vice-presidente da Comissão Europeia, Jacques Barrot, apresentará uma proposta de redistribuição dos refugiados.

 

Com esta iniciativa, explicou Abbott, a comissão buscará definir um marco legal para o ingresso de pessoas que estejam refugiadas em países terceiros.

 

"Talvez com um programa de redistribuição de refugiados, estas pessoas não dariam todos seus investimentos a traficantes sem escrúpulos para atravessar o mar em balsas inseguras", observou.

 

O representante europeu disse ainda que "o principal objetivo da comissão é fazer o possível para evitar tragédias como as das últimas semanas e a perda de vidas humanas". Na semana passada, mais de 70 pessoas morreram em uma embarcação que permaneceu à deriva no canal da Sicília.

 

Segundo denunciaram os cinco sobreviventes, eles não foram auxiliados e o bote naufragou. Eles foram resgatados por autoridades da Guarda Costeira italiana.

 

Fonte: Ansa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios