Notícias

Taxa de inflação anual na Itália registra queda, ficando em 2,2%

A taxa de inflação anual na Itália registrou a quarta queda, ficando em 2,2%, o nível mais baixo desde janeiro de 2011, revelam dados divulgados pelo Istat (Instituto Italiano de Estatísticas).

Já os preços dos alimentos subiram 3,2%, o maior aumento desde fevereiro de 2009. O preço da gasolina também subiu 0,1% em janeiro, em relação ao mês anterior, e 3,1% na base anual.

O Istat também anunciou mudanças na base de cálculo da inflação, eliminando alguns produtos como a agenda de papel e o conhaque, e inserindo novos, como produtos para animais, gás natural para o transporte, bebidas energéticas e passaporte.

Os novos parâmetros para o cálculo da inflação também foram atualizados do ponto de vista tecnológico com novos produtos, que agora incluem phablets (entre smartphones e mini tablets) e os tablets conversíveis que podem ser usados como um notebook.

Em 2013, a nova 'cesta' do Istat, usada para calcular os índices de preços ao consumidor para toda a comunidade italiana e as famílias de trabalhadores e empregados, é composta por 1.429 produtos (contra os 1.383 de 2012), agregados em 603 posições representativas (contra 597 de 2012).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios