Notícias

União Europeia anuncia plano de investimentos de 315 milhões de euros para o bloco econômico

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apresentou um plano de investimentos de 315 milhões de euros para o bloco econômico.

Segundo a entidade, os valores serão aplicados em projetos nas áreas de educação, transportes, saúde e eficiência energética.

"A Europa está virando a página após anos de esforço para promover a credibilidade fiscal e as reformas", afirmou Juncker ao apresentar o plano para "estimular" os investimentos.

Ele ainda afirmou que a "eliminação de obstáculos burocráticos é essencial para criar as condições para os investimentos". O presidente da Comissão ressaltou que não quer que seu plano vire objeto político na mão dos líderes dos países que compõem o bloco, mas que seja um projeto que atraia e otimize o dinheiro aplicado em obras.

Para o ministro italiano da Economia, Pier Carlo Padoan, "o Plano Juncker é o primeiro passo para uma volta do crescimento e do trabalho". Segundo o político, o momento da apresentação é "oportuno" porque "há um sério risco de estagnação" na Europa. Porém, ele destacou que todos os países precisarão cumprir seus planos de reformas.

Já a chanceler alemã, Angela Merkel, pediu que haja uma controle rigoroso dos balanços econômicos dos países-membros do bloco. Grande defensora da política de austeridade que vigora na UE, Merkel apoiou o plano de Juncker, dizendo que a Europa está "na estrada certa", mas que é preciso "uma verificação severa" dos planos de cada país.

O novo plano entrará em vigor em junho de 2015 e a escolha dos projetos que receberão o dinheiro será feita por especialistas da própria União Europeia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios