Notícias

Primeiro oficial do Costa Concordia jogava “Playstation” antes do naufrágio, ocorrido na Itália

O primeiro oficial e o cartógrafo do Costa Concordia, Giovanni Iaccarino e Simone Canessa, respectivamente, jogavam videogame no momento do choque do cruzeiro contra as rochas em frente à ilha italiana de Giglio, uma ação que resultou no naufrágio da embarcação e na morte de 32 pessoas.

Essa revelação foi feita pelo próprio Iaccarino durante o julgamento do capitão da embarcação, Francesco Schettino, realizado nesta segunda-feira (7) na cidade de Grosseto, no centro da Itália. Na audiência de hoje, os magistrados previam ouvir as primeiras das 1.040 testemunhas do processo.

"Às 21h30 locais não havia mais serviço. Estava na ponte 5, na cabine de Simone Canessa. Estávamos jogando Playstation quando percebemos uma mudança brusca do navio à direita e, depois, à esquerda. Caíram objetos, e a sensação era de ter encalhado em um banco (de areia) ou de ter colidido", revelou Iaccarino em declarações recolhidas pela imprensa local.

"Houve uma vibração tremenda e muitos objetos caíram no chão. Fui ao posto de comando e vi que o GPS marcava nove nós. Tínhamos passado de 16 para nove. Dirigi o olhar à carta náutica e vi que estávamos sobre um fundo marinho de 70 metros junto às rochas. Olhei o painel e só havia cruzamentos vermelhos. Todas as luzes eram vermelhas", acrescentou o primeiro oficial.

Iaccarino também indicou que depois viu Schettino com as mãos na cabeça e dizendo "bati". Na sequência, o oficial se dirigiu à ponte número zero do cruzeiro e viu que a água entrava rapidamente.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios