Notícias

União Europeia condena plano israelense de novos assentamentos

A União Europeia (UE) condenou a possível construção de 2.600 novas moradias judaicas em Jerusalém Oriental e advertiu que as relações diplomáticas dependerão do empenho de Israel na promoção da paz.

"Esse é um passo muito prejudicial à paz, que mina as perspectivas de uma solução de dois Estados e coloca em dúvida o esforço de Israel por uma solução pacífica e negociada com os palestinos", disse a UE, em um comunicado.

"Pedimos ao governo israelense para mudar seu rumo, urgentemente, e colocar um fim à política de assentamentos em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia", destacou a nota. Os palestinos buscam formar um Estado nos territórios conquistados por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Eles querem um Estado que englobe a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, com Jerusalém Oriental como capital. Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reuniu-se com Benjamin Netanyahu, e condenou o projeto israelense de seguir com as construções, apesar da forte aliança entre os dois países.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios