Notícias

União Europeia confirma italiano Luigi Di Maio como enviado no Golfo Pérsico

O Conselho de Educação, Juventude, Cultura e Esporte da União Europeia deu a aprovação final para a nomeação do ex-ministro das Relações Exteriores da Itália Luigi Di Maio para o cargo de enviado especial do bloco no Golfo Pérsico.

Fontes informaram que a indicação apresentada pelo alto representante da UE para Política Externa, Josep Borrell, foi chancelada logo no começo de uma reunião do conselho em Bruxelas, sem discussões. Aos 36 anos, Di Maio assumirá a nova função no próximo dia 1º de junho, com mandato inicial de 21 meses. Ele foi ministro das Relações Exteriores entre setembro de 2019 e outubro de 2022, nos governos de Giuseppe Conte e Mario Draghi.

Di Maio também chegou a liderar o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), um dos principais partidos da Itália, mas rompeu com a legenda no ano passado e não conseguiu se reeleger para o Parlamento nas eleições de setembro.

Desde então, tem se mantido afastado do debate público, a ponto de não ter contado com o apoio do governo italiano para o cargo de enviado da UE no Golfo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios