Notícias

União Europeia consome o triplo da capacidade do planeta

Se todos os habitantes da Terra vivessem como os 500 milhões da União Europeia, seriam necessários quase três planetas para atender às necessidades de consumo.

Esta é uma das conclusões de maior impacto do Living Planet Report 2010 (Relatório do Planeta Vivo), divulgado pelo World Wild Fund (WWF), uma das organizações não governamentais (ONG) ambientalistas mais poderosas do mundo.

Pelo relatório, 7% da população mundial – os cidadãos da UE, atualmente consomem recursos equivalentes a 2,8 planetas Terra. Dinamarca, Bélgica, Estônia e Irlanda são os maiores consumidores ecológicos, enquanto que o citado relatório coloca a Itália acima da média mundial, mas em penúltimo lugar na UE em termos de recursos naturais disponíveis per capita.

"A UE, disse Tony Long, diretor da agência para as políticas europeias do WWF, é uma das regiões mais ricas e densamente povoadas do mundo, mas estes níveis de bem-estar são conseguidos às custas dos países em desenvolvimento e das gerações futuras".

Para Long, "a UE é um grande 'devedor ecológico', que os recursos do planeta não poderão sustentar por muito mais tempo". 

De acordo com o documento, na média os 27 Estados-membros da União Europeia consomem quase o dobro dos recursos naturais sobre a média global. A nota positiva é que as regiões de clima temperado, como a Europa, mostram sinais de reaparecimento de espécies, devido aos esforços de conservação e à melhoria dos controles de resíduos e da poluição.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios