Notícias

União Europeia entra oficialmente em recessão

O conjunto dos 27 países que formam a União Europeia entrou oficialmente em recessão, informou nesta sexta-feira o Eurostat, órgão estatístico da região.

O termo "recessão" já pode ser usado para a atual situação econômica da União Europeia porque o PIB (Produto Interno Bruto) da região encolheu por dois trimestres consecutivos. A queda foi de 0,2% no terceiro trimestre de 2008 e de 1,5% no quarto.

Só nesta sexta-feira, três países europeus divulgaram pesquisas mostrando dados negativos do PIB: Alemanha, Holanda e Portugal.

 

O governo holandês anunciou que o país entrou em recessão, com uma contração de 0,1% no segundo trimestre, 0,3% no terceiro e 0,9% no último.

É, portanto, o terceiro trimestre seguido de queda na atividade holandesa, mas só agora o país constatou que está em recessão porque dados preliminares apontavam que o crescimento havia sido de 0,1% no segundo trimestre e 0% no terceiro; a revisão do levantamento divulgada hoje, no entanto, mostrou que a economia encolheu nesses dois períodos.

A Alemanha, que já estava oficialmente em recessão, divulgou nesta sexta pesquisa mostrando que a a situação se agravou: o PIB caiu 2,1% no último trimestre de 2008, maior queda trimestral já registrada desde a reunificação do país, em 1990. Foi o 3º trimestre seguido de retração.

A economia portuguesa encolheu 2% no quarto trimestre de 2008, em relação aos três meses anteriores, completando dois trimestres de quedas. O ritmo de crescimento anual foi o mais baixo em cinco anos, desde a recessão de 2003.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios