Notícias

UNIÃO EUROPEIA: Inflação e desemprego estão estáveis

A inflação de agosto nos países da zona do euro se manteve estável em 2,5% em relação ao mês anterior, assim como a taxa de desemprego em 10%, apesar do desemprego entre os jovens (menores de 25 anos) ter atingido 20,5% em julho, de acordo com os dados divulgados hoje pelo escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

As dados sobre a inflação conferem com a previsão dos economistas, muitos dos quais estimam que, se a esses números se somarem as projeções sobre o crescimento (+0,2% no segundo trimestre) é bem possível que o Banco Central Europeu (BCE) decida cortar suas taxas de juros.

O país da zona euro com a maior taxa de desemprego ainda é a Espanha, com 21,2% de sua força de trabalho desempregada, dado este que chega a 46,2% em se considerando somente os menores de 25 anos.

Áustria e Países Baixos, ao contrário, registram as menores taxas de desemprego, tanto em termos gerais (3,7% e 4,3%, respectivamente) como no que se refere ao desemprego juvenil (7,8% e 7,5%).

DESEMPREGO ESTÁVEL EM JULHO NA ITÁLIA, MAS SEM SINAIS DE RECUPERAÇÃO:

 

A taxa de desemprego em julho, de acordo com os dados publicados pelo Istat, permaneceu estável em 8% em relação a junho e 0,3 ponto a menos do que em julho de 2010. Os desempregados no mês foram pouco acima dos dois milhões.

"Estancamos a hemorragia dos postos de trabalho provocada pela crise, mas ainda não há sinais de retomada do crescimento", explicaram os técnicos do Instituto italiano de Estatísticas.

Enquanto o desemprego está estável a inflação decola e chega a 2,8%, o maior valor desde outubro de 2008. 

O leve aumento do número de empregados (36 mil a mais do que em junho, 88 mil acima de julho de 2010), segundo o Istat – diante de uma taxa de emprego estável em 56,9% pelo terceiro mês consecutivo, é explicada pelo aumento proporcional da população na faixa dos 15 aos 64 anos. 

Em julho o emprego registrou variações positivas tanto entre a população masculina como na feminina. 

O desemprego juvenil em julho foi de 27,6% e também diminuiu de 0,2 ponto em relação a junho e em 0,8 ponto na comparação com julho de 2010. A taxa de desemprego entre os jovens é a mais baixa desde setembro de 2010, revela o Istat, que também acrescenta que os preços ao consumidor aumentaram 0,3% em relação a julho. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios