Notícias

União Europeia não pode se fechar para imigrantes, diz presidente italiano Sergio Mattarella

Durante uma visita a Turim, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou que a União Europeia tem uma "responsabilidade histórica" pela crise migratória no Mar Mediterrâneo.

Falando com a autoridade de chefe de Estado de um dos países que mais recebem imigrantes ilegais na Europa, ele ainda disse que o problema precisa ser enfrentado com "inteligência". "A UE não pode não estar à altura de sua história e seus valores. Ela tem uma responsabilidade histórica frente a esses fenômenos", declarou o presidente.

Segundo Mattarella, o bloco não pode se fechar, como se fosse possível "levantar barreiras", e as pessoas que tentam atravessar o Mediterrâneo em embarcações clandestinas são vítimas dos traficantes de seres humanos. "Elas enxergam a Europa como um lugar onde existe paz e liberdade, e a Europa deve refletir sobre isso", acrescentou.

Por isso, na opinião do chefe de Estado, a UE deve ser acolhedora e ajudar os países de origem dos imigrantes para evitar "dimensões ingovernáveis nos fluxos".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios