Notícias

UNIÃO EUROPEIA: “Não podemos ser ingênuos com a Rússia”, alerta Von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertou que a União Europeia não pode ser “ingênua” em relação à Rússia.

“Vimos como países como a Rússia, ou seus aliados autocráticos, usam o conflito como ferramenta para construir impérios e estabelecer supremacia sobre outros. Nosso projeto é diferente, mas não podemos ser ingênuos nem vulneráveis”, declarou a líder europeia em um discurso em Berlim, na Alemanha, durante um evento dedicado à defesa europeia.

Von der Leyen lembrou que o “poder sempre foi medido pelo poderio militar e pela influência territorial”, e destacou que o “poder duro é mais importante do que nunca no mundo de hoje”.

“É por isso que a UE está investindo tanto em nossas capacidades militares e no fortalecimento de nossas indústrias de defesa. Desbloquearemos até 800 bilhões de euros em gastos com defesa até 2030. Esse foco na dissuasão e na paz por meio da força é mais importante do que nunca”, acrescentou.

Paralelamente, ataques com drones e mísseis russos mataram pelo menos duas pessoas e feriram dezenas em diversas regiões da Ucrânia. Na capital Kiev, as ofensivas danificaram prédios e residências em vários bairros.

Durante o ataque aéreo à capital ucraniana, a ministra da Economia da Alemanha, Katharina Reiche, precisou se refugiar em um bunker durante a noite, já que estava no país em visita oficial.

“Foi uma experiência angustiante, mas infelizmente faz parte do triste cotidiano dos ucranianos. Isso me mostrou mais uma vez, de forma marcante, que os ataques da Rússia à população ucraniana visam esgotá-la”, afirmou Reiche em entrevista coletiva.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios