
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), planeja adotar um pacote de medidas contra Israel, após o início da ofensiva para ocupar a Cidade de Gaza.
A informação foi divulgada pela porta-voz da Comissão Europeia, Paula Pinho, durante a coletiva de imprensa diária.
As principais autoridades de Bruxelas planejam apresentar sanções para suspender parte dos termos do atual acordo comercial entre a UE e Israel.
As medidas serão apresentadas pela alta comissária da UE para Política Externa, Kaja Kallas, e pelo comissário de Comércio do bloco, Maros Sefcovic.
Mais cedo, Bruxelas já havia criticado a ofensiva lançada por Israel para ocupar a Cidade de Gaza, tendo em vista que provocará mais destruição e mortes.
“A UE tem pedido para Israel não intensificar sua operação na Cidade de Gaza. A intervenção militar levará a mais destruição, mais mortes e mais deslocamentos da população”, afirmou o porta-voz da Comissão Europeia, Anouar El Anouni. Segundo ele, “isso também piorará a já catastrófica situação humanitária e colocará em risco a vida dos reféns”. “Chegou a hora de quebrar o ciclo de violência, destruição e sofrimento, e isso precisa acabar agora”.
Para o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, “Gaza está em chamas”, após intensos ataques sobre a Cidade de Gaza durante a madrugada.