Notícias

União Europeia quer que Chipre tome medidas para conter fuga de capital

A União Européia (UE) quer que Chipre tome medidas extraordinárias para conter os capitais nos bancos e evitar assim a fuga dos depósitos quando os institutos financeiros reabrirão.

Segundo fontes da Comissão Européia, entrevistadas pela ANSA logo após a reunião do grupo de técnicos que preparam o encontro dos ministros da Economia dos países membros do bloco, "a situação em Chipre é muito grave e é da máxima urgência que as autoridades façam clareza e apresentem suas propostas. Chipre é um risco sistêmico para toda a zona do euro".

O Banco Central Europeu (BCE) informou em uma nota que vai garantir o atual nível da Assistência de Liquidez de Emergência (ELA) até a próxima segunda-feira 25 de março. Após essa data, a ELA vai ser concedida "somente se de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a UE vai garantir a solvibilidade dos bancos cipriotas".

O governo cipriota e os partidos políticos locais concordaram "por unanimidade" a criação de um fundo de solidariedade para ajudar a resgatar o setor financeiro, uma proposta que poderia ser debatida no Parlamento.

A fuga de capitais, no entanto, preocupa as autoridades cipriotas que decidiram manter fechadas as agências bancárias até a próxima terça-feira. A Bolsa Valores também prorrogou a suspensão das negociações até a sexta-feira 22 de março. O Banco Central de Chipre estaria avaliando a criação de um "banco ponte" para conter a saída dos depósitos e da criação de um "banco ruim" onde recolher os ativos tóxicos. 

O líder do partido governamental cipriota DISY, Averof Neofitu, afirmou que "o objetivo de todos é evitar a falência de Chipre". O político afirmou que "Somos membros da UE e da zona do euro e é nosso interesse continuar sendo assim.

Os funcionários da Laiki Bank (Banco Popular) manifestaram contra os boatos que apontam o fechamento do banco após uma fusão com o Banck of Cyprus. Durante o protesto ouve confrontos com a polícia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios