Notícias

Universidade de Pisa está encarregada de coordenar pesquisas sobre a “Nova Internet 3.0”

A União Europeia (UE) encarregou a Universidade de Pisa, no norte da Itália, de coordenar as pesquisas em 19 ateneus europeus sobre a nova Internet 3.0, a rede do futuro que conectará entre si objetos distintos.

A Internet 3.0, disse um comunicado da Universidade, "colocará em rede não só os computadores, mas vários objetos do cotidiano, equipados com uma inteligência própria e capazes de se comunicar entre si por meio de sensores minúsculos, além de  transmitir e receber informações".

"O resultado será um universo físico interconectado batizado de 'Internet das coisas'", concluiu a nota. Já a Internet 2.0 é a rede atual conhecida como a Web Social, pela importância das redes sociais e a participação dos usuários.

A Internet 3.0 é um conjunto de aplicações para telefones celulares, geladeiras e outros objetos de uso cotidiano, para os quais a Europa decidiu criar e financiar um espaço comum de pesquisa por meio de uma rede reunida no Instituto Europeu de Controle Integrado (EECI, de sua sigla em inglês).

Nesta área, Pisa coordenará os estudos de doutoramento de 18 universidades italianas, alemãs, francesas, espanholas, holandesas e gregas, a fim de criar um caminho comum de excelência que capacite os jovens em um nível elevado.

"A União Europeia, disse o reitor da Universidade de Pisa, Masimo Augello, está financiando vários projetos relacionados à Internet 3.0 porque quer preservar e, se possível, consolidar a primazia adquirida neste campo sobre os Estados Unidos e o Japão".

"Por isso a questão da formação é crucial e a assinatura do acordo, que confere o papel de coordenação à nossa Universidade, é para a Itália uma oportunidade importante para se manter na vanguarda tecnológica".

Por sua vez, Antonio Bicchi, diretor do centro Piaggio da Universidade de Pisa, salientou que a criação de uma rede internacional de ateneus e laboratórios permitirá "integrar a Internet das Coisas cada vez mais com a robótica, a ciência da computação e a medicina, resolvendo problemas cotidianos socialmente muito relevantes".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios