Notícias

Vaticano concede prisão domiciliar a suspeito por vazamentos

Um Tribunal do Vaticano concedeu a prisão domiciliar ao monsenhor espanhol Lucio Vallejo Balda, investigado no processo que ficou conhecido como "Vatlikeaks 2", sobre o vazamento de documentos secretos da Santa Sé pela segunda vez. Detido desde o início de novembro, o prelado deixou sua cela na Gendarmeria vaticana e agora está preso em sua residência, no Vaticano, informou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

A decisão foi tomada pelo tribunal presidido por Giuseppe Dalla Torre. O espanhol é um dos principais investigados pelo mais recente caso de vazamentos secretos do Vaticano, relacionados a arquivos sobre finanças e reformas em organismos propostas pelo papa Francisco.

O espanhol aguardará em casa a retomada do processo judiciário, o que deve ocorrer somente a partir de fevereiro. O mesmo tribunal vaticano também nomeou um consultor técnico que executará a perícia informática em computadores que poderiam ter sido violados ou estariam relacionados ao vazamentos dos arquivos. A perícia analisará e-mails, SMS e mensagens em aplicativos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios