
O Secretaria de Estado do Vaticano divulgou a assinatura oficial do papa Leão XIV e o brasão do novo pontificado da Igreja Católica.
As imagens foram reveladas nos perfis oficiais da Santa Sé e da Secretaria de Estado na rede social X.
O brasão tem um lírio prateado e o sagrado coração repousando sobre um livro fechado, com as chaves de São Pedro ao fundo e a mitra acima do escudo.
A imagem reflete a escolhida por Robert Francis Prevost quando foi nomeado bispo, incluindo seu lema episcopal “In Illo Uno Unum”, em latim.
As palavras significam “Em um só Cristo, somos um” e foram ditas por Santo Agostinho em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127.
Outra referência ao santo é o sagrado coração e o livro, símbolos da Ordem de Santo Agostinho. Leão XIV, assim como seus predecessores a partir de Joseph Ratzinger, também decidiu substituir a tradicional tiara pela mitra, assim como o próprio Bento XVI, o primeiro a decidir fazer isso.
Segundo a Santa Sé, o brasão dr Leão XIV “oferece um reflexo claro de suas raízes agostinianas e dos valores que procura promover durante o seu pontificado, particularmente a unidade e a comunhão no seio da Igreja”.