Notícias

Vaticano divulga detalhes da reunião que escolherá o novo pontífice

O Vaticano divulgou detalhes sobre o conclave, a reunião dos cardeais que vão escolher o novo papa.

A reunião da 9º congregação foi de preparativos. Os cardeais decidiram a transferência deles para a Casa Santa Marta na terça-feira (12) antes da missa de abertura do conclave, que será celebrada às 10h, hora da Itália, em Brasília 6h.

Foram sorteados neste sábado os quartos onde os cardeais ficarão hospedados. Terça-feira à tarde, os cardeais sairão da Casa Santa Marta para o palácio Apostólico. Às 12h30 em Brasília, a procissão de cardeais sairá da Capela Paolina para a Capela Sistina.

A fumaça deverá ser vista por volta das 15h, horário de Brasília. Na quarta-feira (13), os cardeais entrarão na Capela Sistina às 9h30 em Roma, 5h30 em Brasília, e a fumaça da manhã, se for preta, será vista por volta das 8h em Brasília, mas a fumaça branca poderá anunciar o novo pontífice antes dos horários previstos.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, brincou que não pode garantir que a cor da fumaça seja muito nítida. A chaminé de cobre já foi instalada na Capela Sistina.

Padre Lombardi comentou que o papa emérito deve estar acompanhando os acontecimentos, mas que não teria acesso às informações diretamente das congregações. Sobre a data, concluiu o porta-voz, não houve divisões. A grande maioria votou para o início do conclave no dia 12 de março.

Na segunda-feira (11) ainda farão a última reunião de congregação.

Os nomes mais fortes continuam sendo do italiano Angelo Scola, do brasileiro Odilo Scherer, do arcebispo de Nova York Timoty Dolan. Neste sábado, o austríaco Cristoph Shonborn e o húngaro Peter Erdo, são citados como possíveis escolhas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios