Notícias

Itália nega que Ben Ali esteja a bordo de avião que aterrissou na Sardenha

O até então presidente da Tunísia, Zine el Abidine Ben Ali, não está a bordo do avião que aterrissou nesta sexta-feira ao redor das 22h hora local (19h de Brasília) na cidade italiana de Cagliari, na Sardenha, confirmaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes governamentais da Itália.

A Polícia italiana constatou que a bordo do avião viajavam dois pilotos, um deles de nacionalidade francesa, e uma aeromoça, que pediram para aterrissar no aeroporto italiano por falta de combustível.

Segundo as mesmas fontes, o piloto de nacionalidade francesa assegurou que está muito cansado e pediu para ir a um hotel, algo que não será um problema ao se tratar de um cidadão da área de livre circulação europeia.

Com este esclarecimento, chega ao fim quase duas horas de mistério, depois que o jornal italiano "La Repubblica" anunciou que um avião Falcon tinha aterrissado no aeroporto de Cagliari, assegurando que a bordo viajava Ben Ali.

Em todo este tempo, se chegou a especular a possibilidade de que o avião aterrissado na Sardenha fosse, inclusive, uma estratégia para despistar sobre o verdadeiro paradeiro do governante, depois de ter sido divulgado que ele tinha a intenção de se dirigir à França.

As fontes consultadas pela Efe informaram que a demora para esclarecer a situação ocorreu porque a aterrissagem foi inesperada.

O primeiro-ministro tunisiano, Mohamed Ghanuchi, anunciou nesta sexta-feira na televisão estatal que o presidente Ben Ali tinha abandonado a Tunísia após 23 anos no poder e que ele assumia a Presidência interina.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios