Notícias

Visita Santa, Relíquia de Dom Bosco é festejada

Romaria chegou ontem à Capital e passará por outras cidades gaúchas

 

Uma peregrinação mundial, que passará nos próximos seis anos pelos cinco continentes, chegou ontem a Porto Alegre. Uma peregrinação mundial, que passará nos próximos seis anos pelos cinco continentes, chegou ontem a Porto Alegre.

 

A urna com parte dos restos mortais de Dom Bosco – padre italiano fundador da congregação salesiana, uma das maiores organizações católicas do mundo – foi acolhida por centenas de fiéis, que realizaram um cortejo entre a ponte do Guaíba até a Paróquia São Manoel, no bairro Mont’Serrat. Vinda de Rio Grande, a romaria ainda passará por Bagé, Santa Rosa e Viamão, onde os salesianos mantêm estruturas no Estado.

 

Na Capital, os fiéis acompanharam várias missas ontem na igreja São Manoel.

 

Hoje, a relíquia seguirá para Viamão no Novo Lar de Menores. Amanhã, a urna retorna para Porto Alegre, onde ficará exposta para visitação na paróquia Dom Bosco, no bairro Higienópolis.

 

Iniciada em agosto passado em Turim, na Itália, onde Dom Bosco começou suas obras e está sepultado, a peregrinação passará por 133 países onde os salesianos estão presentes. A viagem durará até 2015 quando se comemora os 200 anos de nascimento do padre, que há 150 anos fundou a congregação, voltada para a juventude e a educação. No Brasil, a urna já passou pelo Paraná e por Santa Catarina.

 

Réplica da máscara mortuária que se encontra na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Turim, a urna contém uma mão e um braço de Dom Bosco, que, após a abertura do caixão, se encontravam conservados. Ela é acompanhada por um grupo de padres italianos e ficará no Brasil até 28 de fevereiro de 2010.

 

No país, a rede salesiana administra paróquias, oratórios, obras assistenciais e sociais, escolas, rádios comunitárias, editora, centros audiovisuais, além da obra missionária junto aos povos indígenas. Em Porto
Alegre, a congregação mantém cinco obras em funcionamento.

 

Fonte: Zero Hora

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios