Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Silvio Berlusconi apresenta oito propostas para início da legislatura na Itália

O ex-primeiro-ministro e líder da coalizão de centro-direita italiana, Silvio Berlusconi, apresentou as oito propostas que seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), coloca como necessidades mais urgentes nos âmbitos econômicos e social para o início da legislatura.

Mediante um comunicado no site do PDL, Berlusconi explica que essas propostas serão apresentadas no Parlamento a partir do próximo dia 15, dentro da "primeira aplicação do programa que levou a coalizão de centro-direita a ficar a um suspiro da vitória nas últimas eleições".

"Enquanto a política fica estagnada, dando um prejuízo, nós advertimos a necessidade e a urgência de mudar o rumo para dar de novo às famílias e às empresas a confiança e a força para seguir adiante em uma situação econômica verdadeiramente difícil", afirma o ex-primeiro-ministro.

Estes oito pontos contemplam a derrogação do imposto sobre a habitação e sobre os terrenos de atividade agrícola reintroduzidos pelo Executivo tecnocrata de Mario Monti e a devolução do que foi pago por esta taxa em 2012, que foi sua principal promessa durante a campanha eleitoral.

Além disso, propõe "a revisão dos poderes" da Agência Tributária, o reconhecimento de bonificações fiscais por contratação indefinida de jovens e desempregados às empresas e aos próprios trabalhadores, uma redução da burocracia para o setor empresarial e a abolição do financiamento pública para os partidos.

Berlusconi, que convida a todos para conhecer mais detalhes deste plano no comício que seu partido organizou para o dia 13, em Bari (sudeste da Itália), também coloca a reforma do sistema fiscal, da Constituição – para permitir a eleição direta do presidente da República- e do sistema judiciário.

"Estas propostas têm em si a força de uma mudança de quebra, de um impacto institucional e econômico que tende, por um lado, ao desenvolvimento e ao relançamento de nossa economia e, por outro, na volta à confiança no Estado, cuja tarefa continua sendo a de criar condições adequadas para que os cidadãos possam realizar suas ambições e projetos", afirma o político e empresário.

"É isto é o que o país nos pediu com o voto. É com estes primeiros atos que pretendemos recuperar o orgulho de sermos italianos, o orgulho de crescer, o orgulho de liberar as energias que cada um tem dentro de si", conclui.

Estas propostas de Berlusconi chegam quando apenas quatro dias da constituição das duas comissões de especialistas que foram convocadas pelo presidente da República, Giorgio Napolitano, para identificar as reformas que podem ser compartilhadas por todos os partidos para formar um novo Governo.

Apesar das últimas enquetes darem como vencedora sua coalizão, o ex-primeiro-ministro negou recentemente que sua prioridade seja voltar às urnas e, por isso, insiste que a melhor solução para o país é a de um Executivo de coalizão com a Liga Norte, a formação de Monti e o Partido Democrata de Pier Luigi Bersani.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios