Notícias

Líderes da União Europeia expressam satisfação pela prisão do líder dos sérvios da Croácia

Líderes da União Europeia e políticos das nações do bloco expressaram a satisfação pela prisão do antigo líder dos sérvios da Croácia, Goran Hadzic.

Hadzic é acusado de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII).

Sua captura aconteceu nesta quarta-feira e foi confirmada pelo presidente sérvio, Boris Tadic, em entrevista coletiva.

Ele estava foragido há 16 anos e foi encontrado a cerca de 60 quilômetros de Belgrado, capital do país.

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, afirmou, em meio a sua viagem à China, que a prisão, "abre as portas da União Europeia (UE) para a Sérvia" e que agora "não há mais desculpas para qualquer um negar à Sérvia o status de candidata à UE no segundo semestre".

Frattini afirmou que Hadzic "era o último grande foragido" e que "a Itália sempre acreditou na capacidade de trabalho da segurança sérvia" para cumprir esse objetivo.

Essa prisão, segundo o ministro, "é um resultado que compensa o esforço".

Por sua vez, os presidentes da União Europeia, Herman Van Rompuy, da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e a alta representante para a UE, Catherine Ashton, declararam que este foi "mais um passo importante para a Sérvia realizar seus projetos em relação à Europa e um passo igualmente fundamental para a justiça internacional".

"Parabenizamos a determinação da Sérvia e o empenho de sua liderança neste esforço", afirmaram os três líderes europeus.

"A nação sérvia está a caminho de virar a página para um melhor futuro europeu. A plena cooperação com o TPII continua sendo essencial nessa jornada rumo à UE".

Já a ex-procuradora-chefe do Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, Carla Del Ponte, recebeu com satisfação o anúncio da prisão de Hadzic e afirmou que a captura foi um "grande feito da autoridade de Belgrado".

Para ela, o episódio acelerou a entrada da Sérvia na UE e fez com o governo sérvio desse um "enorme passo em direção a um futuro pacífico e democrático do país. E isso tem um grande significado político".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios