Notícias

Itália apóia “Tratado de Livre Comércio” entre Colômbia e União Europeia

O governo italiano reiterou seu apoio ao Tratado de Livre Comércio entre a Colômbia e a União Europeia, assinado em março deste ano, e que deve ser ratificado pelo Parlamento Europeu.

A declaração é do vice-ministro italiano das Relações Exteriores, Vincenzo Scotti, que chegou ontem à noite na Colômbia e se reuniu em Bogotá com sua colega María Angela Holhuín e com sua vice Clemencia Forero.

"A Itália está muito empenhada para que este acordo se realize rapidamente porque é o início para aumentar a integração econômica e produtiva entre a Colômbia, a Itália e em geral com a União Européia", disse Scotti à ANSA.

Em março, a chancelaria colombiana citou as expressões de apoio dadas em Roma pelo diretor geral para as Américas do Ministério das relações Exteriores da Itália, Gianbattista Verderame, que respaldou o acordo comercial entre o bloco europeu e o país sul-americano.

O vice-chanceler italiano afirmou que sua visita ao país serviu para "reforçar os laços entre os dois países, em temas como a cooperação política, econômica, social, cultural e científica".

Sobre a questão econômica disse que as duas nações estão concretizando acordos de dupla imposição tributária e de proteção nos investimentos italianos na Colômbia, e anunciou a possibilidade de que se realize em breve um encontro entre empresários italianos e colombianos.

"As relações entre nossos países são ótimas, mas queremos aumentá-las com uma forte cooperação econômica, um aumento do comércio entre os dois países, um aumento da presença dos empresários italianos na Colômbia", disse Scotti.

"Acreditamos que a Itália e a Colômbia podem desenvolver uma agenda comum na América Central e Caribe na luta contra o narcotráfico", acrescentou o italiano.

O vice-chanceler lembrou que em março aconteceu um encontro em Roma com os Ministros da Justiça dos países da América Central, junto com a Colômbia e o México, para "fortalecer" a cooperação no "plano judicial e investigativo" e realizar "ações comuns" na luta contra as drogas.

"Nós estamos discutindo com a Colômbia um acordo mais forte em cooperação judicial e de investigação. A Itália considera importante um acordo amplo que permita alcançar o máximo dos objetivos", disse Scotti.

O político italiano, que ontem esteve no Equador, manifestou sua satisfaço pela melhora nas relações diplomáticas de Quito e Bogotá, cujos governos estão tentando restabelecer plenamente suas relações diplomáticas que foram rompidas em março de 2008, após um bombardeio colombiano em um acampamento das FARC localizado em território equatoriano.

O vice-chanceler italiano, que voltou ontem para Roma, deve retornar à América Latina no dia 1º de outubro para uma reunião na capital do México com funcionários da Colômbia e do México com quem discutirá assunto de "cooperação". O diplomata disse à Ansa que no final do ano deve visitar a Argentina e talvez o Paraguai.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios