Notícias

Zambelli é levada para uma das principais cadeias da Itália

A deputada federal Carla Zambelli, condenada no Brasil a 10 anos de cadeia, foi levada para a penitenciária de Rebibbia, em Roma, enquanto aguarda a tramitação de seu processo de extradição.

A parlamentar bolsonarista foi detida em um apartamento no bairro de Aurelio, na capital italiana, após denúncia do deputado de esquerda Angelo Bonelli.

Rebibbia é uma das principais cadeias da Itália e sofre com problemas de superlotação.

Além disso, foi visitada algumas vezes pelo finado papa Francisco, que abriu uma “porta santa” na penitenciária por ocasião do Jubileu, em dezembro de 2024, e lavou os pés de detentas em março do mesmo ano.

Zambelli estava foragida na Itália, país do qual tem cidadania, desde o início de junho, após ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por conta de uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O crime foi cometido com a ajuda do hacker Walter Delgatti Neto, sentenciado a oito anos e três meses de detenção, e tinha o objetivo de prejudicar a credibilidade do poder Judiciário.

A deputada chegou a gravar um vídeo antes de ser presa, no qual garante estar “tranquila” e que não vai “voltar ao Brasil para cumprir pena”. “Se eu tiver que cumprir pena, vai ser aqui na Itália, que é um país justo e democrático”, declarou.

O processo de extradição tem duração incerta, e a palavra final caberá ao Ministério da Justiça italiano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios