
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, irá se reunir com líderes europeus na próxima quinta-feira (4), em Paris, como parte dos esforços internacionais para mediar o fim da invasão russa, que já dura três anos e meio.
O encontro será copresidido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e terá formato híbrido.
De acordo com uma fonte do Palácio do Eliseu, a cúpula deve “discutir garantias de segurança”, de modo a “avançar na diplomacia”, já que “os russos estão novamente relutantes” em realizar um cessar-fogo.
“Após a reunião entre europeus e americanos em Washington, no último dia 19, os chefes de Estado e de governo discutirão o trabalho sobre as garantias de segurança para a Ucrânia realizado nas últimas semanas e farão um balanço das consequências das atitudes da Rússia, que persiste em recusar a paz”, acrescentou a fonte, informando que não está prevista uma participação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na reunião desta semana.