O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, disse em Roma que é necessário discutir regras para o multiculturalismo ao comentar o duplo atentado ocorrido em Oslo na Noruega.
"O massacre na Noruega não faz menos importante a discussão sobre o multiculturalismo sem regras, que faliu na Inglaterra e na Dinamarca, sob os olhos de todos", afirmou o chanceler em uma conferência de imprensa.
"O debate europeu que deve se iniciar logo após um ataque como o da Noruega deve condenar toda e qualquer frase que possa levar ao incitamento de novas violências ou à emulação ou imitação. Nenhuma mensagem que reforce o racismo, a xenofobia ou a exclusão dos outros" é aceitável, disse ele.
"Os próprios partidos da extrema-direita europeia disseram 'nós não temos nada a ver com aquele massacre'. E ainda bem que o fizeram", afirmou Frattini.
Na última semana, o extremista cristão, Andrés Behring Breivik atacou a ilha de Utoya, abrindo fogo em um acampamento de férias de jovens do Partido Trabalhista, na qual matou 68 pessoas e no mesmo dia, uma bomba explodiu em Oslo, próximo o prédio do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, provocando oito mortes.(ANSA)