Notícias

Itália deve investir 90 bilhões de dólares em energia solar

A Itália é um dos países mais importantes no qual se espera que a energia solar atinja a paridade dos custos com outras fontes de eletricidade, o que significa que em alguns anos, um quilowatt gerado por ano de um módulo solar seja competitivo aos preços de mercado e equivalente aos custos da energia gerada pela rede.

É o que afirma a organização não governamental Pew Charitable Trusts, no relatório divulgado por ocasião da 16ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas.

"Para igualar os preços, destaca o documento, o governo deverá reduzir a partir de 2011 as tarifas atuais das contas para a energia solar, mas mesmo com estes cortes, a análise do Bloomberg New Energy Finance indica que a Itália será o mercado mais interessante nos próximos anos para a energia solar fotovoltaica. E no mercado ocupa uma posição privilegiada para investimentos e financiamentos de energia limpa.

"No cenário das políticas fortes, o potencial investimento total na Itália no período 2010-2020 deverá ser de US$ 90 bilhões, que alavancaria sua capacidade de geração de energia renovável em 47 gigawatts".

Os dados citados pelo relatório foram elaborados por Bloomberg New Energy Finance, que também forneceu a análise sobre os financiamentos e investimentos no setor da energia limpa e do mercado de carbono.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios