Notícias

URBANO LEMOS: Breve notícias

Coliseu abrirá corredores subterrâneos fechados por 15 séculos

 

Um dos principais marcos turísticos da Itália, o Coliseu, vai abrir seus corredores subterrâneos para o público pela primeira vez.

A rede de celas e túneis abrigava na Antiguidade, animais, gladiadores, escravos e pessoas que eram jogadas aos leões e tigres para entretenimento do público, que chegava a 50 mil.

Milhões de turistas visitam o Coliseu todos os anos, mas as áreas subterrâneas eram consideradas muito frágeis e por isso estavam fechadas.

O custo do projeto foi de US$ 28 milhões e agora o minucioso trabalho de proteger as frágeis estruturas está quase no fim.

O Coliseu um dos símbolos do Império Romano, deixou de ser utilizado como espaço para entretenimento no século 6.

Da Itália – Superstição do Nhoque (dia 29)

Tradição e Superstição.  A cidade de São Paulo, muito influenciada por imigrantes italianos, convive desde a década de 70 com a prática de restaurantes que servem pratos de nhoque com nota ou moeda de um real por debaixo do prato todo dia 29 do mês. A superstição promete sucesso para os próximos 30 dias.

A tradição é explicada por uma lenda italiana em que um frade andarilho chegou a uma pequena vila e bateu à porta de um casal de velhinhos, num dia 29, que o recebeu com o único alimento que havia naquele momento: nhoque. Tempos depois, o frade visitou os velhinhos para compartilhar a felicidade de muitas novidades boas que aconteceram na vida dele após aquele marcante dia 29.

Supõe-se que o nhoque exista desde a época dos antigos gregos e romanos, bem antes dos seus contemporâneos famosos na Itália, espaguetti e ravióli. A versão mais conhecida do nhoque é a bolinha de farinha de trigo com batata misturada à água e temperada com sal. No entanto, existem diversas variações dos ingredientes da massa, como milho, espinafre, queijo, castanha, e até carnes dependendo da criatividade e ousadia do chef. Não bastassem tantas possibilidades de massa para o nhoque, há outras inúmeras opções de molhos e recheios.

Se a superstição funciona ou não, não tem nenhum problema em arriscar. Certo mesmo é que uma boa refeição feita no lugar certo e acompanhada das pessoas certas, só pode ser um bom presságio.

Brasileiro está entre os selecionados para participar de festival na Itália

O sorocabano André Rabello Mestre está entre os 20 compositores selecionados para participar do Soundscape Music Festival, que ocorre de 14 a 25 de julho em Maccagno, na Itália. Trata-se de um importante evento destinado a divulgar compositores de música contemporânea instrumental. Escolhido entre inscritos dos mais variados países e idades, André tem apenas 23 anos e está terminando a faculdade de Composição na Unicamp.

André Rabello Mestre conta que descobriu o festival pela internet e resolveu enviar uma composição para ser avaliada. Na Itália, o sorocabano terá a oportunidade de participar da parte acadêmica, dos masterclasses, workshops e seminários sobre a carreira. Outras informações sobre o festival podem ser obtidas no site www.soundscapefestival.org.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios