Notícias

PEDOFILIA: Cartas da Santa Sé contra Estados Unidos

É um fato sem precedentes a publicação on-line, pelo Vaticano, dos documentos sobre um padre americano pedófilo, para rejeitar as acusações desse país contra a Santa Sé, que é o centro de um processo em um tribunal do Oregon. 

De acordo com os documentos, o Vaticano não tinha conhecimento dos crimes cometidos pelo sacerdote, que posteriormente foi excomungado. 

O processo aberto no Tribunal do Oregon se refere ao caso do padre Andrew Ronan, por abusar sexualmente de um rapaz de 17 anos em 1965, em Portland. 

Os documentos divulgados pela Santa Sé visam "contribuir com o estudo atento da questão" e "ajudar o tribunal americano a resolver a questão ainda em aberto".

Segundo nota da Rádio Vaticana, a publicação é uma forma de responder às acusações de envolvimento das autoridades católicas no caso, em que a Santa Sé figura como ré.

O advogado que representa o Vaticano nesse processo, Jeffrey S. Lena, fez uma declaração em que ressalta a falsidade das acusações contra a Santa Sé. 

"Posto que o sistema judiciário trabalha lentamente, estes documentos podem contribuir para acelerar a conclusão do caso e acalmar aquelas pessoas que estão prestes a fazer comentários sensacionalistas e não equilibrados, sem se preocuparem com a coerência dos fatos", comentou Lena, que ainda classificou as acusações de "caluniosas" e acusou o advogado da vítima – que apresentou a acusação – de "enganar o público e abusar do sistema legal". 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios