Notícias

Itália e Iraque assinam acordos de investimentos

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, se reuniu com o chanceler iraquiano, Hoshyar Zebari, em Bagdá, para a assinatura de acordos bilaterais.

O diplomata italiano participou da segunda reunião da Comissão Mista Ítalo-iraquiana, ocasião em que destacou as oportunidades geradas pelas recentes revoluções em países árabes.

"Não há dúvidas de que as históricas mudanças desencadeadas pela Primavera Árabe impõem sérios desafios. Este processo representa uma oportunidade única para progredir em muitas questões na região inteira", disse Frattini.

Segundo o chanceler, "os últimos acontecimentos, em particular as atuais crises no Iêmen, Líbia e Síria, confirmam a visão italiana da necessidade de uma aproximação global para um Mediterrâneo estendido, que inclua a área do Golfo e, certamente, o Iraque".

Frattini também comentou que a Itália "tem ressaltado a todos os seus interlocutores que o Iraque deve ser visto como um parceiro confiável e colaborador".

"Incentivamos Teerã a ser corajoso e apostar em uma visão regional que não seja fundada no confronto", disse o chanceler, afirmando que é preciso trabalhar "todos juntos para superar as disputas políticas e se concentrar na estabilidade e no crescimento".

Os dois países assinaram um acordo sobre promoção e proteção de investimentos, visto pelos chanceleres como algo que "abre caminho para relações econômicas mais intensas".

"O nosso objetivo é ter uma presença cada vez mais ativa no Iraque, apesar da delicada situação de segurança, que exige extraordinários esforços", observou Frattini.

O chanceler iraquiano, por sua vez, destacou a intenção do país em "se tornar um mercado estratégico no Oriente Médio" e contou que Bagdá está "pronta para acolher as empresas italianas que querem participar da reconstrução do país".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios