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Consumo das famílias supera nível pré-pandemia na Itália

O consumo das famílias italianas vai retornar à normalidade em 2023, superando o patamar pré-pandemia, segundo a associação do setor de comércio do país, a Confcommercio.

A elevação será para 21.083 euros (R$ 113,4 mil) ao ano, ante um nível pré-pandêmico de 20.814 euros (R$ 111,9 mil), alta que foi puxada principalmente pelo setor de turismo.

Dentro do setor de turismo, há projeção de aumentos consistentes em 2023 em viagens, férias e hotéis (23,6%), serviços recreativos e culturais (9,7%), e bares e restaurantes (8%) No entanto, o presidente da Confcommercio, Carlo Sangalli, ressalvou que a economia está em fase de desaceleração: “Alguns nós ainda não foram resolvidos. Precisamos da plena realização de investimentos, e de uma reforma fiscal”.

“O crescimento dos serviços e do turismo pode colocar este ano em consumos em nível de normalidade. Consumos que valem 60% do PIB [Produto Interno Bruto]”, complementou. Analisando os dados desde 1995, para ele, o crescimento é considerado “decepcionante”:

“Demonstra uma patologia de pouco crescimento estrutural”. A análise também interpreta, através do consumo das famílias, como mudaram os hábitos dos italianos nas últimas três décadas: “Cada vez mais tecnologia e tempo livre, menos refeições em casa e gastos com móveis e decoração. O consumo de roupas está nos níveis de 1995”.

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