Notícias

Dia da República é comemorado na Itália, com as presenças de Giorgio Napolitano e Matteo Renzi

Com a presença do presidente da Itália, Giorgio Napolitano, do primeiro-ministro, Matteo Renzi, e demais autoridades de governo e oposição, a Itália celebrou a 68ª festa da República. A manhã em Roma começou com um desfile militar e com as três cores da bandeira italiana no céu.

Além das autoridades, estiveram presentes os dois militares italianos que ficaram detidos na Índia, Salvatore Girone e Massimiliano Lattore. Houve grande comoção do público quando os dois passaram em frente à tribuna de honra com seu batalhão.

Napolitano aproveitou a data para enviar uma mensagem de apoio às Forças Armadas do país, afirmando que elas "merecem uma profunda admiração do País pelo profissionalismo, a dedicação ao serviço e aos valores demonstrados em todas as esferas de operação e também nas situações mais difíceis". O presidente declarou ainda que a "parada militar foi impecável".

O evento também foi o primeiro que contou com Renzi como primeiro-ministro. Ele foi ao desfile e cumprimentou as pessoas que acompanhavam o evento e ouviu o apoio de diversas pessoas que estavam no local. Ele aproveitou também para saudar as crianças que estavam carregando a bandeira da Itália consigo, desejando uma boa festa a todos. Além de Roma, diversos estados celebraram a data com festas e desfiles patrióticos.

O dia da República Italiana marca o nascimento desse tipo de governo no país. Em 1946 foi realizado um referendo onde os italianos escolheram esse modelo de governo e abandonaram a monarquia.

Putin envia mensagem

O presidente russo, Vladimir Putin, encaminhou uma mensagem para Napolitano em que reforça "que a parceria estratégica entre os dois Estados se baseia em sua antiga tradição de amizade e estima recíproca que se desenvolvem com sucesso".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios