Notícias

Líder de sindicato diz que Monti no poder está causando uma recessão profunda na Itália

Dia de mobilização europeia da CES (aConfederação Europeia dos Sindicatos) "para o trabalho e a solidariedade e contra a austeridade", em que a CGIL proclamou uma greve geral de quatro horas que aconteceu em 100 cidades da Itália.

A manifestação principal foi em Terni, que começou na frente dos portões da siderúrgica ThyssenKrupp, escolhida como símbolo da incerteza sobre o futuro produtivo do país, na presença da líder do sindicato, Susanna Camusso.

"A austeridade está estrangulando o trabalho, empobrecendo o país, impedindo o futuro. Apelamos ao governo que, seguindo cegamente uma conduta de rigor, está causando uma recessão profunda que elimina toda e qualquer esperança de trabalho", disse Camusso.

Este primeiro ano do governo Mario Monti foi "um ano de desastres", acrescentou. "Não devemos fugir das ruas. Nesta época difícil, com um desespero crescente, o que um sindicato deve fazer é passar uma mensagem de possibilidades às pessoas, de nunca se resignar".

Protestos e transtornos aconteceram em muitas cidades italianas, e não faltaram confrontos entre grevistas e policiais. 

Para piorar, além da greve da CGIL, também ocorreu a greve geral convocada por outros sindicatos – Cobas e CUB para a escola, e outras passeatas de estudantes e centros sociais, muitos dos quais geraram fortes tensões em Roma, Milão, Bolonha e Ancona.

O tráfego esteve um caos por todos os lugares e comprometeu todos os meios de transporte, exceto o aéreo.

Voltando às iniciativas da CGIL, a Fiom (Federação dos Metalúrgicos) se mobilizou em Pomigliano após a decisão da Fiat de demitir 19 trabalhadores e assumir outros operários da CGIL, seguindo ordem da Corte de Apelação de Roma: coros se ergueram contra a ministra do Trabalho, Elsa Fornero, e o CEO do Lingotto Sergio Marchionne.

Pelo Dia Europeu da Mobilização, estão em curso iniciativas 23 dos 27 países do bloco, com greves gerais na Espanha, Portugal e Grécia. Da greve da CGIL foram excluídas as áreas da Toscana e da Umbriaatingidas pelo mau tempo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios