Notícias

“Greenpeace” protesta contra energia nuclear na Itália

A organização não-governamental Greenpeace realizou um protesto em frente à Torre Pirelli, na cidade italiana de Milão, região da Lombardia, contra a produção de energia nuclear.

Os manifestantes usaram falsos resíduos radioativos para alertar quanto aos riscos de produzir energia nuclear, além das dificuldades e custos.

O protesto tinha o objetivo de fazer com que a região da Lombardia se negue a receber um possível reator nuclear, que faz parte de um projeto que retomará a produção de energia atômica na Itália.

O plano visa a construção de quatro reatores em três plantas. Os estabelecimentos seriam erguidos pelas empresas Enel e EDF Energy.

O projeto é incentivado pelo governo do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que acredita que a energia nuclear ajudará a suprir, pelo menos, um quarto da demanda por energia no país.

De acordo com o Greenpeace, 11 regiões italianas já entraram com um recurso, alegando que o plano contradiz o título V da Constituição, o qual garante a autonomia e as legislações próprias de cada cidade, província e região.

A Lombardia, no entanto, "não está entre aquelas que se revoltaram e pode hospedar um ou mais reatores em seu território", declarou o responsável pela campanha Energia e Clima do Greenpeace, Francesco Tedesco.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios