Notícias

ECONOMIA: Lucro da Telecom Italia dobra em 2010

A Telecom Italia, maior empresa italiana de telefonia, informou que seu lucro dobrou em 2010, impulsionado pela consolidação da sua unidade argentina e por um crédito tributário extraordinário.

O lucro líquido subiu para 3,12 bilhões de euros, contra 1,58 bilhão de euros no ano anterior, diz comunicado da companhia. Vinte e dois analistas consultados pela Bloomberg previam ganho de 2,43 bilhões de euros. A receita subiu 2,5%, para 27,6 bilhões de euros.

"A Telecom Italia passou por uma grande transformação em 2010, aumentando sua presença na América Latina, reequilibrando assim as atividades em relação às operações internas do grupo", comentou o diretor-executivo, Franco Bernabe.

A Telecom Italia e outros ex-monopólios de telecomunicações europeus, como a espanhola Telefónica, estão sofrendo em seus mercados domésticos, com a debilidade da economia e os cortes de preços praticados pelos rivais. A receita da Telecom Italia no mercado interno caiu 7,4%, a 20 bilhões de euros, no ano passado, pressionada pela redução do faturamento com telefonia móvel, que caiu 11%.

O lucro líquido em 2010 se beneficiou de um ganho extraordinário de cerca de 266 milhões de euros devido à consolidação da Sofora Telecomunicaciones, holding que controla a Telecom Argentina, após a Telecom Italia aumentar sua participação na empresa de 50% para 58%. Também registrou um crédito tributário de mais de 600 milhões de euros por impostos diferidos no Brasil.

A receita orgânica, que exclui oscilações cambiais e aquisições ou alienações, caiu 3,8% no ano passado. A Telecom Italia havia previsto uma retração de 2% a 3% no período.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios