Notícias

RELATÓRIO DO ISTAT: Itália se afasta dos objetivos do protocolo de Kyoto em emissões CO2

Em 2010 a ''Itália aumentou 2% as emissões de gases de efeito estufa em relação a 2009 (501,3 milhões de toneladas de CO2 equivalente) e se afasta do objetivo de emissões máximas estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto''. É o que demonstra o Istat (Instituto Italiano de Estatísticas) no relatório "Nós Itália. Cem estatísticas para entender o país em que vivemos", sobre a evolução 'ao contrário' das emissões de CO2, em relação à redução progressiva dos últimos anos.

No período de 20 anos, explicou o Istat, a variação das emissões de gases de efeito estufa para os países da UE-15 foi negativa, equivalente a menos 10,6% em relação a 1990 (ano de referência); ''a redução total obtida pela Itália é de 3,5%''. A UE-27 registrou uma redução de 15,4% das emissões.

De acordo com as metas do Protocolo de Kyoto para o período de 2008 a 2012, ''no terceiro ano de monitoramento são oito os países'' que apresentam níveis de emissões ''em consonância com a concretização dos objetivos: Reino Unido, França, Alemanha, Grécia, Suécia, Portugal, Bélgica, Irlanda''; os demais apresentaram em 2010 ''um aumento das emissões na atmosfera'': os piores são  Luxemburgo e Áustria; menos acentuadas foram as emissõesnos Países Baixos e na Itália.

Ao nível regional, em 2005, a Sardenha foi recordista nas emissões per capita de gases de efeito estufa (16 toneladas de CO2 equivalente por habitante), seguida por Puglia (15,3 toneladas) e Ligúria (14 toneladas). Os valores mais baixos estão nas Marche (6,9 toneladas), na Calábria (6 toneladas) e na Campania (3,9 toneladas).

Em comparação com os dados do período de 1990 a 2005, só cinco regiões italianas reduziram as emissões de gases de efeito estufa per capita: Ligúria (menos 18%), Campania (menos 9,6%), Veneto (menos 6,6%), Calabria (menos 4,3%) e Lazio (menos de 0,4%).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios