Notícias

Câmara dos Deputados dá voto de confiança ao novo governo da Itália

A Câmara dos Deputados da Itália deu o voto de confiança ao novo governo do premier Paolo Gentiloni. Foram 368 votos a favor e 105 contrários na sessão.

Em seu primeiro pronunciamento na Câmara, Gentiloni deu indícios de que não pretende antecipar o fim da atual legislatura, como cobra a oposição e até o ex-primeiro-ministro, e pediu um governo de responsabilidade.   

"Deixo para a dialética das forças políticas o debate sobre a duração do nosso governo. No que diz respeito a mim, o que vale é a Constituição: o governo durará enquanto tiver a confiança do Parlamento", declarou Gentiloni.   

A atual legislatura foi eleita em 2013 para um mandato de cinco anos, mas há uma crescente pressão para o Congresso aprovar rapidamente uma nova lei eleitoral e levar o país às urnas já em 2017. O populista Movimento 5 Estrelas (M5S) e a ultranacionalista Liga Norte exigem eleições no início do ano que vem, e o próprio Renzi defendeu publicamente a realização de um pleito o mais rápido possível. Gentiloni foi encarregado de assumir a função de primeiro-ministro após a renúncia do então premier Matteo Renzi.   

O líder do Partido Democrático (PD) anunciou que estava deixando o cargo após ser derrotado no referendo constitucional do domingo (4), quando 59,11% dos italianos rejeitaram uma ampla reforma na Constituição.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios