Notícias

FABIO BOTTO: Recuperadas 3 de 4 embalagens na Itália, segundo o Consórcio Nacional de Embalagens

A recuperação geral de embalagens de aço, alumínio, papel, madeira, plástico e vidro atingiu a proporção de 74,8%, equivalentes a 8,58 milhões de toneladas recuperadas sobre um total de 11,47 milhões de toneladas colocadas no mercado, informa o Consórcio Nacional de Embalagens (Conai).

Em 13 anos, enfatiza o Conai, a recuperação aumentou 140%. Enquanto em 1998 os resíduos de embalagens destinados à recuperação eram de 33,2%, no ano passado foram recuperadas três a cada quatro. Paralelamente, o volume de resíduos destinados à eliminação passou de 66,8% para 25,2% do total.

No geral, a reciclagem atingiu 64,7% das embalagens do mercado, frente aos 64,3% de 2010, e cerca da metade foi decorrente da gestão direta do sistema consorciado.

Em 2011, prossegue a nota, estima-se que aproximadamente 37% das matérias-primas utilizadas para produzir embalagens derivam de materiais reciclados.

''Os resultados alcançados mediante a reciclagem foram os melhores desde sempre'', disse Roberto De Santis, presidente do Conai, durante a recente Assembleia Geral para aprovar o orçamento de 2011.

''No futuro, o Sistema de Consórcio estará cada vez mais envolvido na promoção da qualidade da coleta diferenciada, que é o meio para alcançar o objetivo final, que é a reciclagem. Também serão potencializadas as atividades de prevenção do impacto ambiental das embalagens e de seus resíduos", acrescentou De Santis.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios