Notícias

Governo italiano nega negociação sobre venda de títulos da dívida com chineses

O governo italiano informou que conversou com uma delegação chinesa na semana passada sobre investimentos na Itália, principalmente no setor industrial, e negou que tenha negociações sobre venda de títulos da dívida soberana do país. 

"Não houve nenhuma operação especial com a China para a compra de bônus, tivemos simplesmente reuniões institucionais, previstas há tempos para analisar possíveis investimentos na Itália, em particular no setor industrial", explicou o vice-ministro de Economia, Antonio Gentile. 

A delegação de cerca de 20 pessoas, incluindo o embaixador chinês na Itália, Ding Wei, teve uma reunião com o ministro da pasta, Giulio Tremonti, da Infraestrutura e Transporte, entre outros. 

A imprensa norte-americana tem levantado a possibilidade da China resgatar as economias europeias em crise por meio de compras de títulos das dívidas soberanas. Ontem, o Financial Times registrou uma "calma" nos mercados após rumores de que chineses poderiam comprar títulos italianos. 

Atualmente a China tem capacidade de adquirir débitos italianos, mas na o suficiente para ajudar suas contas públicas.

Para o Financial Times, uma possível compra "não pode ser vista como um voto de confiança de Pequim ao 'belo país'", mas como uma decorrência da expansão do fundo soberano China Investment Corporation (CIC), que recentemente "adquiriu títulos de grandes empresas norte-americanas, ações de mercados emergentes, commodities e infraestrutura".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios