Blog do BottoVariedades

Consulado Italiano no Rio de Janeiro lança livro sobre “Edifício Casa D’Italia”

O Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro lançou a obra “Edifício Casa d’Italia do Rio de Janeiro – uma biografia”, um livro que conta a história dos mais de 90 anos da presença italiana na cidade a partir do prédio construído na Esplanada do Castelo.

A obra veio após um intenso trabalho de pesquisa e, segundo o Consulado, faz “parte do legado de quatro anos da gestão do cônsul geral Paolo Miraglia del Giudice, marcada pelo resgate do valor e da importância da italianidade no Rio”. O diplomata deixou o cargo.

“Esse icônico edifício há muito merecia um livro para contar sua história intensa, fascinante, cheia de altos e baixos”, destacou Miraglia del Giudice na apresentação da obra. Além de sediar o Consulado Geral, o prédio ainda abriga o Instituto Italiano de Cultura e o Instituto Europeu de Design.

E, durante essas mais de nove décadas, a estrutura sediou outras instituições que também são citadas no livro.

“A história da Casa d’Italia ainda reflete a própria história da emigração italiana para o Rio e das relações ítalo brasileiras”, pontua o ex-cônsul geral.

Para a curadoria da obra, o responsável foi o professor, artista plástico e mestre em comunicação, Aristides Corrêa Dutra.

A Obra

O livro é dividido em três partes, sendo a primeira assinada por Dutra, que conta a história do edifício desde que ele foi desejado até ser devolvido ao governo italiano nos anos 1970 (Brasil e Itália romperam relações após a 2ª guerra e o prédio foi confiscado pelo governo brasileiro).

A segunda é assinada pela jornalista Eliane Bardanachvili e conta histórias e curiosidades da vida dentro do prédio desde a retomada dele pelo governo italiano. Já a terceira parte leva a assinatura do fotógrafo Marco Antônio Rezende, que propõe um tour com imagens a partir de um ensaio fotográfico do edifício nos dias atuais.

O livro conta ainda com textos adicionais assinados por Miraglia del Giudice (apresentação), Sérgio Magalhães (prefácio), Marcela Marques Abla (Apêndice 1) e Maria Pace Chiavari (Apêndice 2).

Ao todo, a obra tem 147 páginas e uma edição impressa em português – com dois mil exemplares – e duas digitais (em português e italiano) que podem ser baixadas gratuitamente no site do Consulado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios