Notícias

Diretor da “Galleria degli Uffizi” não quer de volta a obra “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci

O diretor da Galleria degli Uffizi, um dos mais prestigiados museus do mundo, não quer de volta a Mona Lisa, como solicitado por um comitê para a salvaguarda dos bens culturais que coleta assinaturas em todo o mundo pelo retorno da famosa dama florentina à sua terra natal. "Se quiserem me impor a pintura aqui nos Uffizi, tudo bem, que o façam. Caso contrário, posso prescindir dela", disse o diretor do museu,Antonio Natali. Levar a obra para Florença "significa ceder ao clima cultural atual, onde o que conta é o fetiche", acrescentou. No entanto, a citada comissão, liderada por Silvano Vinceti, não desiste e insiste em expor a famosíssima pintura de Leonardo da Vinci (atualmente no Louvre) em Florença em 2013.

"Tais declarações – comentou Vinceti – são um insulto às 80 mil pessoas que aderiram à nossa coleta de assinaturas para transportar a Mona Lisa até Florença, a todos os historiadores de arte que lhe dedicaram suas vidas e aos milhões de visitantes de todo o mundo que ficaram fascinados com o seu encanto".

"Talvez exista uma fila de florentinos que queiram vê-la, os mesmos que ignoram que temos três quadros de Leonardo no museu. Meu trabalho é divulgar não a Mona Lisa, que já é muito conhecida, mas o resto", retruca Natali. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios