Notícias

CRISE EUROPEIA: Agência de classificação de risco rebaixa nota da dívida italiana

A agência de classificação de risco Standard and Poor's reduziu o rating da Itália de "A+" para "A" e manteve sua perspectiva negativa, numa surpresa que ameaça elevar a preocupação de contágio no cenário de dívida na zona do euro. Em comunicado, a S&P explicou que o corte reflete a fraqueza nas perspectivas de crescimento econômico da Itália, bem como a frágil coalizão do governo e as diferenças políticas dentro do Parlamento, que continuarão limitando a capacidade do governo para responder decisivamente aos desafios domésticos e externos, informou a agência.

"Em nossa opinião, as medidas incluídas e o cronograma de implementação do Plano de Reforma Nacional provavelmente farão pouco para melhorar a performance econômica da Itália, particularmente num cenário de condições financeiras mais apertadas e de programa de austeridade fiscal do governo", informou a S&P.

A medida da S&P surpreendeu o mercado, que pensava que a agência Moody's cortaria a nota da Itália antes. Na semana passada, a Moody's informou que a revisão da Itália levaria outro mês para ser concluída.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios