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NAVIO COSTA CONCORDIA: Havia avarias antes do naufrágio

Segundo os peritos chamados pelo Tribunal de Grosseto para falar sobre as possíveis causas do naufrágio do Costa Concordia, alguns sistemas de controle do navio estavam inoperantes desde 9 de janeiro, quatro dias antes do acidente que matou 32 pessoas. É o que publicou o Corriere della Sera. Os danos na "caixa preta" também impediriam a reconstrução exata do que aconteceu durante o desastre.

De acordo com o correio em mãos dos procuradores que investigam o comportamento do capitão Francesco Schettino e as responsabilidades da cúpula da empresa, há relatos de uma avaria em 10 de janeiro e da decisão com a empresa de manutenção de fazer os reparos em 14 de janeiro, quando o navio atracaria no porto de Savona. Tarde demais: o Concórdia terminou sua viagem em 13 de janeiro, ao encalhar na costa da ilha do Giglio.

A perícia também determinou que o navio naufragado viajava com as portas estanques abertas e com mapas "não aprovados", o que é negado pela Costa Cruzeiros.

"Dispomos de todas as informações necessárias para a investigação. A 'caixa preta' do Costa Concordia continha os dados úteis para reconstruir o acidente, não há lacunas", comentou o procurador de Grosseto, Francesco Verusio a propósito dos dados técnicos coletados.

Veruvio afirmou que as dúvidas sobre o pleno funcionamento da 'caixa preta' do navio (particularmente o VDR) "já eram conhecidos desde o início da investigação, mas, por ser um sistema complexo de vários instrumentos, agora foram esclarecidas, permitindo reconstruir com precisão o que ocorreu na noite de 13 de janeiro".

A citada reconstrução dos acontecimentos daquela noite também contará com os relatos das centenas de testemunhas, principalmente dos passageiros e tripulantes.

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