Notícias

União Europeia coloca Sardenha e Sicília na “zona vermelha” em mapa de Covid

Em um novo relatório, o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC) reclassificou as regiões italianas da Sardenha e Sicília como zona vermelha, a segunda com maior risco de infecção, no mapa com as áreas da Covid-19 na União Europeia.

O ECDC usa quatro cores – verde, amarelo, vermelho e vermelho escuro – para diferentes graus de gravidade da emergência sanitária, passando de menor para um maior número de novos casos registrados.

Entre 22 de julho e 29 de julho, o número de regiões da Itália na faixa de menor risco caiu de 16 para sete. Somente Abruzzo, Molise, Puglia, Basilicata, Piemonte, Vale de Aosta, Friuli VenezaGiulia estão na zona verde.

Já o restante dos territórios italianos foram classificados como zona amarela. O mapa geralmente é usado por muitos países como uma bússola para determinar as restrições de viagens.

No documento, o centro europeu estimou ainda um risco “elevado” para o aumento da propagação da Covid-19 nas zonas europeias afetadas por enchentes, como Bélgica, Alemanha, Luxemburgo e Países Baixos.

“Considerando a prevalência crescente da variante de preocupação Delta e o facto de proporções substanciais da população não estarem vacinadas, a probabilidade de aumentar a circulação do Sars-CoV-2 nas áreas afetadas pelas cheias é elevada”, diz o texto.

No mapa, a Espanha está praticamente inteira na zona vermelha, assim como a maior parte da Grécia e da França. Já Irlanda e Portugal estão com todas as áreas em vermelho, apresentando entre 200 e 500 casos de Covid-19 por cada 100 mil habitantes.

Diversas regiões dos Países Baixos e Chipre estão em vermelho escuro, ou seja, existem mais de 500 casos de Covid-19 para cada 100 mil pessoas. Até agora, somente Alemanha, Áustria, Polônia e todos os países do Leste Europeu, bem como Suécia, Finlândia e Noruega, permanecem na faixa verde. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios