Notícias

FÁBIO BOTTO FARHAN: Prisão na Itália usa culinária para reintegrar presos à sociedade

De longe, parece um castelo de fábula no alto da montanha, com torres e muros seculares intransponíveis, mas é a famosa prisão de Volterra, de 1490. O programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, visitou a histórica cadeia italiana com o diretor da segurança. Do corredor de controle que circunda o cárcere, a paisagem da cidade toscana de origem etrusca aparece em toda sua beleza.

As portas ainda são fechadas com a velha chave. Cento e oitenta presos, um em cada cela, estão em um dos melhores presídios da Itália.

A fortaleza de Volterra foi construída no fim da Idade Média como cárcere político. Nos anos 1970, alguns terroristas também ficaram presos lá. Na última década, a penitenciária se tornou um modelo na recuperação de prisioneiros que foram condenados a longas penas.

Quase todos vão para passar muito tempo e acabam descobrindo uma nova vida. Trancados e com escolta, alguns presos preparam o jantar que entrou para o calendário da boa gastronomia. Eles são orientados por um grande chef. Uma vez por mês, durante parte do ano, oferecem ao público uma noite beneficente.

“É uma bela experiência. Não é fácil entrar em uma prisão e ver a vida que levam”, diz o chef Moreno Moterle, de Siena.

“Deve ser bom”, diz um tunisiano condenado a 30 anos por homicídio. Ele aprendeu a injetar recheio nas pequenas tortas de abóbora.

“Participar de uma comida dessa qualidade devolve a confiança em você mesmo e te torna útil para a sociedade”, diz outro preso, que cumpriu 10 dos 28 anos de sua pena e se diz inocente da condenação por ter matado o pai e a mãe.

Os convidados começam a chegar. Com luz de velas, todos os lugares foram vendidos. Na sala ao lado, as delícias vão chegando: bolinho de bacalhau com grão de bico, coelho feito de três diferentes maneiras, carne ensopada no vinho. Com vários pratos de degustação, o longo jantar agrada à plateia. Discursos, aplausos e a mensagem de que é possível recuperar o homem, sem qual for o seu delito.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios