Notícias

Itália exige teste de Covid para viajantes da China

A Itália ordenou a realização de teste obrigatório para Covid-19 em todos os passageiros provenientes da China, país que vive uma explosão dos casos e vai liberar viajantes internacionais de quarentena a partir de 8 de janeiro.

Segundo o ministro da Saúde, Orazio Schillaci, trata-se de uma ação “indispensável” para garantir a “identificação de eventuais variantes do vírus e tutelar a população italiana”.

O mesmo Schillaci havia dito horas antes que ainda estava avaliando a exigência de teste, mas ele decidiu confirmar a medida após o governo da região do Lazio ter anunciado a realização de exame compulsório nos passageiros de todos os voos provenientes da China no Aeroporto de Fiumicino, o mais movimentado da Itália.

A mesma diretriz já foi adotada no Aeroporto de Malpensa, nos arredores de Milão, onde quase metade dos viajantes originários da China testou positivo para Covid no início da semana.

“No primeiro voo, foram 35 casos entre 92 passageiros [38%]; no segundo, 62 de 120 [52%]”, disse o secretário de Saúde da Lombardia, Guido Bertolaso.

Já o Instituto Lazzaro Spallanzani, hospital de Roma que é referência no combate a doenças infecciosas, afirmou que a falta de transparência nos dados da China cria “temores na comunidade internacional e científica”.

“O medo é de que, em um país com elevado percentual de não vacinados e onde foram utilizadas vacinas pouco eficazes, um crescimento exponencial dos contágios possa gerar uma nova variante muito mais imunoevasiva e transmissível”, destacou o instituto.

Desde o início de dezembro, a China vem relaxando sua política de “Covid zero”, que promovia testagens em massa e isolamentos de bairros e até cidades inteiras ao mínimo sinal de crescimento nos casos.

Isso provocou uma disparada dos contágios e até falta de suprimentos em hospitais. Ainda assim, a Comissão Nacional de Saúde parou de divulgar dados diários sobre a pandemia, dificultando a avaliação sobre o real estado da situação sanitária no país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios