Notícias

PATRIMÔNIO: Antiga casa de gladiador na cidade italiana de Pompeia, desmorona

Uma casa de dois mil anos localizada nas ruínas de Pompeia, na Itália, desabou. A construção de pedra, com centenas de metros quadrados, já pertenceu a gladiadores e ficava na rua principal do famoso sítio arqueológico. Segundo relataram autoridades locais, a casa desabou logo após o amanhecer deste último sábado, enquanto o lugar estava fechado.

No local, gladiadores se reuniam e treinavam, antes de ir para as batalhas em um anfiteatro nas proximidades da cidade, que foi destruída por uma erupção do Vesúvio em 79 d.C.

A estrutura não estava aberta para os visitantes, mas era possível vê-la ao passear pela principal rua da antiga cidade. Suas paredes eram decoradas com afrescos de temas militares.

Autoridades especulam que o colapso pode ter sido causado pelas fortes chuvas. Os historiadores da arte e residentes há anos se queixam de que os sítios arqueológicos em Pompeia, que estão entre os mais importantes do mundo, estavam em estado de decomposição e precisavam de mais manutenção.

Políticos da oposição criticaram o governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, em especial ministro da Cultura, Sandro Bondi, por permitir que o sítio tenha se degradado nos últimos anos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios