Notícias

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS:25% dos soropositivos italianos não sabem que contraíram o vírus HIV

Cerca de 25% dos soropositivos da Itália não sabem que carregam o vírus do HIV em seu organismo, segundo informou o Ministério da Saúde local, ao lançar uma campanha de combate à Aids.

 

O país conta atualmente com 180 mil pessoas soropositivo, sendo que em 22 mil delas a doença já se manifestou.

O vice-ministro da Saúde, Ferrucio Fazio, destacou que o número de soropositivos vem aumentando, mas isto ocorre porque os tratamentos disponíveis estão mais eficazes, e não por causa das infecções, que diminuíram (aproximadamente quatro mil ao ano).

 

Segundo Fazio, a Itália, em relação aos outros países ocidentais, "tem uma incidência de soropositivo de média a alta, o que equivale a sete casos de HIV a cada 100 habitantes". Em 2009, os 60% dos novos casos de Aids foram registrados em pessoas que não sabiam que eram soropositivo. 

Diante disto, será lançada na Itália, no próximo dia 1 (Dia Mundial de Luta contra a Aids), uma campanha de incentivo a exames e métodos de prevenção de contágios. 

Veiculada na televisão e no rádio, a campanha será estrelada pelo ator Valério Mastandrea e tem como slogan "Aids: a força dela acaba quando começa a tua. Faça o teste".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios