Notícias

Políticos e líderes italianos realizam teste de HIV

Políticos e líderes de associações italianas fizeram nesta terça-feira o teste de HIV no hospital San Giovanni-Addolorata, na capital Roma, como parte de um trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção à doença realizado no Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Participaram da campanha o senador Ignazio Marino, do opositor Partido Democrata (PD), a presidente da organização Di-Gay Project, Imma Battaglia, e o assessor regional de Lazio para as Políticas Sociais, Luigina Di Liegro.

O diretor do Centro de Imunologia Clínica do hospital de Roma, Luigi D´Elia, ressaltou que o centro "acolhe mais de 820 pacientes soropositivos, dos quais 550 recebem tratamento atualmente".

"Nos anos 80, os pacientes com HIV eram discriminados. Depois vieram as terapias, mas a discriminação não acabou. Em 2001 eu mesmo fui criticado por haver transplantado um órgão a um paciente soropositivo", comentou D´Elia.

Segundo ele, naquela ocasião, muitos lhe perguntavam o porquê da cirurgia em benefício de um paciente soropositivo, pois consideravam que o órgão transplantado seria "desperdiçado". "Hoje aquele paciente está muito bem", garantiu.

Nesta terça-feira, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids, a unidade móvel que realiza os testes de HIV se encontra na famosa Piazza del Campidoglio, em Roma. A estrutura montada no local também faz um trabalho de conscientização sobre os riscos de contágio da doença.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios