Notícias

LUTO: Morre Trento Longaretti, um dos maiores pintores italianos

O pintor italiano Trento Longaretti morreu em Bergamo, devido a uma série de complicações ligadas à idade. O artista tinha completado 100 anos no ano passado e estava internado em um hospital da cidade.   

Longaretti nasceu em Treviglio, no dia 27 de setembro de 1916, local onde viveu e trabalhou durante praticamente toda sua vida.   

Seu estilo de “brincar” com as cores, similar ao do pintor russo Marc Chagall, rendeu a ele conhecimento mundial.   

O talento de Longaretti foi descoberto por sua professora em seus desenhos escolares, quando ainda era criança. Anos depois, estudou na Academia de Belas Artes de Brera, onde teve aulas com o pintor italiano Aldo Carpi, de quem se aproximou muito.   

Além da pintura, o artista se dedicou também aos afrescos e à arte em vitrais e mosaicos. Dirigiu a Academia Carrara de Bergamo até 1978, cargo que deixou por vontade própria.   

A carreira de Longaretti começou em 1937 e foi até 2016, na qual ele contou de forma emocionante a história de sua vida e os encontros de sua infância.   

Longaretti também retratou também o sofrimento do povo judeu durante o período de guerras, de pessoas pobres, mas também da atual crise imigratória e das centenas de pessoas que fogem de seus países em embarcações pelo Mar Mediterrâneo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios